Dia da Realeza da Bem Aventurada Virgem Maria

A festa litúrgica de Nossa Senhora Rainha é conhecida também como festa do "Reinado de Maria". Ela foi instituída no ano 1954 pelo Papa Pio XII. Ele coroou Nossa Senhora na Basílica de Santa Maria Maior, que fica em Roma, Itália. No dia 11 de Outubro de 1954, Pio XII promulgou também a Encíclica Ad Caeli Reginam (A Rainha do Céu). A carta é um tratado sobre a realeza e a dignidade de Maria. Pio XII evidenciou as referências como sendo da Sagrada Escritura aos padres da Igreja, da liturgia à arte. Mais tarde, depois da reforma litúrgica, a data foi mudada por Paulo VI para o dia 22 de agosto, oito dias depois da Festa da Assunção de Nossa Senhora, para evidenciar a proximidade da sua glorificação corpórea.

A celebração do Reinado de Nossa Senhora tem sua origem na festa de Cristo Rei do Universo, ou, festa do "Reinado de Cristo". Como Jesus Cristo é Rei, sua mãe terrena, pura e imaculada, também é Rainha. Não se trata de um reino deste mundo, mas de um reinado eterno, universal, segundo a vontade de Deus.

O livro Lumen Gentium (Luz dos Povos), do Concílio Vaticano II, no Capítulo 59, diz: 'A Virgem Imaculada (.) foi elevada ao céu em corpo e alma e exaltada por Deus como rainha, para assim se conformar mais plenamente com seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte'.

Maria, de quem nasceu o Filho do Altíssimo, recebeu mais que todas as outras criaturas singulares privilégios de graça. E, considerando que há estreita relação entre uma mãe e o seu filho, reconhecemos na Mãe de Deus, a dignidade real sobre todas as coisas.

Tudo que se refere ao Messias, traz a marca da divindade. Assim, todos os cristãos veem em Maria a superabundante generosidade do amor divino, que A acumulou de todos os bens. A Igreja convida o povo a invocá-La não só com o nome de Mãe, e sim com aquele de Rainha, porque Ela foi coroada com o duplo diadema, de virgindade e de maternidade divina.

A Virgem Maria é Rainha porque deu à luz o Filho de Deus, que “no instante da Sua concepção, mesmo como homem, era Rei e Senhor de todas as coisas, pela união hipostática da natureza humana com o Verbo (hipostática - que forma uma só pessoa)”. Maria “tornou-se verdadeiramente senhora de toda a criação, no momento em que se tornou Mãe do Criador”. Por isso, o arcanjo Gabriel pode ser chamado o primeiro anunciador da dignidade real de Maria. Entretanto, Nossa Senhora deve proclamar-se Rainha, não só pela sua maternidade divina, mas também pela missão singular que Deus lhe confiou na obra da salvação.

História da Festa de Nossa Senhora Rainha:

A festa de Nossa Senhora Rainha tem suas raízes nos primeiros séculos da história cristã. O primeiro a chamá-la assim foi Santo Efrém no século IV. Mais tarde outros Padres da Igreja que reconheceram a sua dignidade de realeza como Mãe do Rei do Universo. No concílio de Éfeso do século V foi reconhecido, que Maria era a Theotókos, a mãe de Deus. Depois disso começou a tradição da coroação de Nossa Senhora. Porém, a devoção a Nossa Senhora Rainha teve que esperar até o século XX para se concretizar em uma verdadeira festa. Em 1954, Papa Pacelli pronunciou um importante discurso em honra de Maria Rainha, uma comovedora oração e à coroação da Venerada imagem de Maria “Salus Populi Romani”. Certamente Pio XII recordava da ajuda que recebera de Nossa Senhora quando – invocada durante a Segunda Guerra Mundial – evitou que Roma fosse alvo de uma batalha final entre alemães e aliados. Não foi por acaso que Pio XII proclamou 1953 Ano Mariano no qual inaugurou a tradição da homenagem a Maria por parte dos Papas no dia 8 de dezembro, e que permanece até hoje com grande devoção.
                                         ___________________________________________

São Luis Maria Grignon de Monfort, autor do Tratado da Verdadeira Devoção à Virgem Maria, escreveu no número 38: 'Maria é a rainha do Céu e da terra, por graça, como Cristo é Rei por natureza e por conquista'.

Nossa Senhora Rainha, rogai por todos nós, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O tempo de Deus

Sede Zelosos e Diligentes

A Oração e o Perdão