02-10 - DIA DOS SANTOS ANJOS DA GUARDA

A existência dos anjos é um dogma de fé (uma verdade) professada pela Igreja Católica. Seu nome é citado 175 vezes no Novo Testamento e 300 no Antigo, aonde vem especificada a função desta milícia sobrenatural, dividida em nove hierarquias: Querubins, Serafins, Tronos, Dominações, Poderes, Virtudes Celeste, Principados, Arcanjos, Anjos. Eles distinguem-se por suas funções e sinais específicos: por exemplo, os Serafins, os mais próximos de Deus, são coloridos de vermelho, para indicar seu amor particularmente ardente; os Querubins, ao invés, têm asas cobertas de manchas oculares, como as do pavão.

O Catecismo da Igreja Católica (artigos 328 a 352) nos ensina sobre os anjos, vou colocar aqui apenas alguns destaques. São criaturas espirituais, eles não têm um corpo físico. Por isso, são também invisíveis, quando necessário, eles se revistam de um corpo visível, como lemos na história de Tobias e outros. São também seres pessoais, dotados de inteligência, sabedoria, vontade própria, liberdade, personalidade e individualidade. Como entre os seres humanos não existe um igual a outro, entre os anjos também. Cada um é único, sem repetição. Contemplam a Deus face a face. Esta é uma afirmação feita pelo próprio Jesus em Mateus 18, 10. Estão sempre na presença de Deus, são santos. Eles glorificam e servem a Deus incessantemente. Eles têm a visão de Deus, do mundo espiritual e do mundo físico, onde nós, humanos, vivemos antes de nossa morte. São mensageiros de Deus. Este, aliás, é o significado da palavra "Anjo". Tudo o que os anjos fazem está de acordo com a vontade de Deus. Quando falam ou se comunicam com os homens, é obedecendo à vontade do Pai.

A missão dos anjos da guarda é principalmente a de proteger e conduzir o fiel à vida eterna. Seu anjo da guarda o livrará de perigos e de tormentos terrenos. Mas, certos sofrimentos servem para o crescimento e até para a salvação de muitas almas. O autor da Carta aos Hebreus afirma: "Os anjos são todos espíritos a serviço de Deus, enviados a fim de exercerem um ministério a favor daqueles que hão de herdar a salvação!" (Heb 1, 14).

Santa Catarina de Sena recebeu o dom de ver os anjos da guarda das pessoas e o seu próprio. Ela observou que os anjos sempre ficavam à direita das pessoas. Porém, de alguns, eles ficavam à esquerda. Assim, ela perguntou a seu Anjo porque, o Anjo respondeu: "O anjo da guarda fica à direita dos fiéis para guardá-los do pecado e conduzi-los à vida. Estes dos quais eles ficam à esquerda são os sacerdotes. Ficamos à esquerda deles em sinal de respeito ao poder que Jesus lhes deu. Sim. Eles têm um poder que nem os anjos têm: o de consagrar o pão e o vinho transformando-os no corpo e sangue de Cristo."

O anjo da Guarda nos acompanha desde a nossa concepção. Ele nos conhece mais do que nós mesmos. Vivendo fora do tempo, ele sabe de tudo o que aconteceu em nossa vida. Ele sabe de fatos que nos influenciam (fatos que nem nós conhecemos); ele conhece a nossa história e o porquê de nossos comportamentos. Por isso, devemos sempre pedir ajuda a este amigo tão superior e que nos conhece tão bem. Ele respeita a liberdade de cada ser humano e jamais forçará um homem a nada. A adesão à fé e a Jesus, feita por cada um de nós, deve ser livre. Uma vez que aceitamos Jesus e que buscamos a salvação, o Anjo da Guarda será um grande auxílio, livrando-nos do mal, do pecado e do afastamento de Deus. Por isso, ele fala ao nosso coração através de inspirações, moções interiores, "insights", vontades, palavras de sabedoria e discernimento. Cabe a nós silenciar o coração, buscar a vontade de deus e buscar na oração a orientação.

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, me governa e ilumina, amém!




Fonte da Imagem: Google.

Fontes do Texto:

História de Santos Anjos da Guarda - Santos e Ícones Católicos - Cruz Terra Santa

SS. Anjos da Guarda - Informações sobre o Santo do dia - Vatican News

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O tempo de Deus

Sede Zelosos e Diligentes

A Oração e o Perdão