Razões para seguir os Dez Mandamentos de Deus

Os dez mandamentos não devem ser ignorados. É importante que os estudemos e compreendamos. Mas, é claro, é mais importante que nós os obedeçamos. Deus não fica impressionado com uma análise intelectualmente cuidadosa que coloca o Decálogo no centro do discipulado cristão. Ele requer que os discípulos realmente sigam esses mandamentos. Mas que seja pelas razões corretas. É necessário muito esforço para obedecer aos Dez Mandamentos. Deus deu os mandamentos para que eles fossem obedecidos, por causa de quem somos, quem é Deus em si mesmo, quem ele é para nós, onde estamos e o que ele fez.

 Razão 1: Quem somos

Deus já identificou os israelitas como “um reino de sacerdotes e uma nação santa” (Êx 19.6). Eles são um povo separado. O mesmo é verdade a nosso respeito. Como cristãos, nós também somos um reino de sacerdotes e uma nação santa (1 Pe 2.9). Precisamos estar preparados para ficarmos sozinhos, para parecermos diferente e termos regras que o mundo não entende. Claro, nem sempre somos as pessoas santas que deveríamos ser, mas é o que ele nos chamou para que sejamos. É quem somos. Somos o povo de Deus, separados para viver de acordo com os caminhos de Deus.

Razão 2: Quem é Deus em si mesmo

Os versículos de abertura em Êxodo 20, estabelecem quem é Deus e por que devemos obedecê-lo. No verso 2, Deus se revela novamente como “o SENHOR”, isto é, como o SENHOR, seu Deus que guarda a aliança. Este é o Deus que falou com Moisés na sarça ardente. Este é o Deus que disse: “Eu sou quem Eu sou” (Êxodo 3:14). Este é o Deus criador soberano, auto-existente, autossuficiente e todo-poderoso. Este é o Deus das pragas e do Mar Vermelho e do maná no deserto. Este não é um Deus com quem se pode brincar. Se existe um Deus, e se ele é algo como o Deus revelado a nós nas Escrituras, então seria extremamente presunçoso, tolo e (por todas as razões) perigoso para nós sintetizar o nosso próprio código ético. A lei é uma expressão do coração e do caráter do Legislador. Devemos pensar sobre isso antes de dizermos: “Não me importo com as leis” ou antes de sermos ríspidos com a ideia de “cumpri-las” ou “não”. Os mandamentos não apenas nos mostram o que Deus quer; eles nos mostram como Deus é. Eles dizem algo sobre a sua honra, o seu valor e a sua majestade. Eles nos dizem o que importa para Deus. Não podemos desdenhar a lei sem desrespeitar o Legislador.

Razão 3: Quem é Deus para nós

O Deus dos Dez Mandamentos é revelado não apenas como o Senhor, mas como o “Senhor seu Deus” (Êx 20.2). Somos sua possessão preciosa (Êx 19.5; 1Pe 2.9). Este Deus de poder absoluto não é um tirano caprichoso, nem uma deidade excêntrica que exerce autoridade crua e desenfreada sem qualquer consideração por suas criaturas. Ele é um Deus pessoal e, em Cristo, ele sempre é a nosso favor (Rm 8.31). Seria assustador até o ponto da morte, se Deus trovejasse dos céus: “Eu sou o Senhor!” Mas a auto-revelação divina não para por aí. Ele continua acrescentando: “… seu Deus.” Ele está do nosso lado. Ele é o nosso Pai. Ele nos dá ordens para o nosso bem.

Razão 4: Onde estamos

A definição bíblica de liberdade não é “fazer o que você quiser”. A liberdade está em aproveitar os benefícios de fazermos o que devemos. Muitas vezes pensamos que os Dez Mandamentos nos restringem – como se os caminhos de Deus nos mantivessem em servidão de realizarmos os nossos sonhos e alcançarmos o nosso potencial. Esquecemos que Deus significa nos dar vida abundante (Jo 10.10) e verdadeira liberdade (Jo 8.32). As suas leis, 1Jo 5.3 nos diz que, não são pesadas. Você acha que é pesaroso ter Dez Mandamentos? Você sabe quantas leis existem nos Estados Unidos? É uma pergunta complicada, porque ninguém sabe! Existem 20.000 leis nos livros que regulam apenas a posse de armas. Em 2010, cerca de 40.000 novas leis foram adicionadas em vários níveis em todo o país. O Código dos Estados Unidos, que contém apenas os princípios teóricos de leis federais e não inclui estatutos reguladores, tem mais de 50 volumes. Em 2008, um comitê da Câmara pediu ao Serviço de Pesquisa do Congresso para calcular o número de infrações penais na lei federal. Eles responderam, cinco anos depois, que lhes faltavam recursos humanos e recursos para responder a essa pergunta.

Deus não está tentando nos esmagar com burocracia e regulamentos. Os Dez Mandamentos não são barras de prisão, mas leis de trânsito. Talvez existam alguns anarquistas que pensam: o mundo seria um lugar melhor sem nenhuma lei de trânsito. Mesmo que você fique impaciente no sinal vermelho, acelere no amarelo e vire numa curva proibida- no fim das contas, você não se alegra de haver alguma aparência de lei e ordem? As pessoas param e vão. As pessoas diminuem a velocidade ao dirigir próximo das escolas. Eles param para os ônibus escolares. Você não seria capaz de dirigir seu carro até o supermercado sem leis. Quando você dirige em uma curva ao passar por uma montanha, você amaldiçoa os trilhos de guarda que o impedem de mergulhar para uma morte prematura? Não, alguém os coloca lá com grande despesa, e para nosso bem, para que possamos viajar livremente e com segurança.

Os Dez Mandamentos não são instruções sobre como sair do Egito. Eles são regras para um povo livre permanecer livre.

 

Razão 5: O que ele fez

Note mais uma vez que a lei vem depois do evangelho – depois das boas novas de libertação. Deus não veio ao povo, como escravos, e disse: “Eu tenho Dez Mandamentos. Eu quero que vocês façam tudo certo. Eu voltarei em cinco anos, e se vocês purificaram a sua vida, eu os libertarei do Egito.” É assim que algumas pessoas veem o Cristianismo: Deus tem regras, e se eu seguir as regras, Deus vai me amar e salvar. Não foi o que aconteceu na história do êxodo. Os israelitas eram um povo oprimido e Deus disse: “Eu ouço o seu clamor. Vou salvá-los porque eu os amo. E quando forem salvos, livres e perdoados, lhes darei uma nova maneira de viver.

Precisamos ouvir isso novamente: a salvação não é a recompensa pela obediência; a salvação é a razão da obediência. Jesus não diz: “Se obedecerem aos meus mandamentos, eu os amarei”. Primeiro, ele lava os pés dos discípulos e diz: “Se vocês me amam, guardarão os meus mandamentos” (Jo 14.15). Todo o nosso cumprir é apenas por causa do que ele primeiro fez por nós.


OBS: Nós não somos melhores que ninguém para não perdoarmos os outros. Também cometemos os nossos erros, nossas falhas. Deus é um Pai amoroso que nos faz ver o nosso pecado para dar a graça do arrependimento sincero e assim nos perdoar. Ele nos quer livres. O demônio, em contrapartida, não quer que vejamos o nosso pecado.  É preciso perdoar para também ter a graça de receber o perdão, ou seja, perdoar é ser libertado das coisas ruins, das amarras e ter o poder de mudar o rumo da nossa história. A paz se conquista sem rancor e sem ressentimentos. Que consigamos entregar ao Senhor tudo aquilo que é mágoa, rancor, ódio e revolta, sentimentos ruins que se encontram em nossos corações. Entreguemos também a Jesus tudo aquilo que é motivo de dor e padecimento, causados pelas traições, rejeições e humilhações. Entreguemos a Ele tudo o que aconteceu conosco ou que tenha ocorrido com a nossa família, e por conta dessas coisas, os sentimentos de rancor, vingança e ausência do perdão começaram a habitar nossos corações. Que o Senhor possa lavar o nosso coração, livrando-os de todas essas situações, pois Sua palavra diz que devemos perdoar setenta vezes sete, ou seja, infinitamente.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, os dez mandamentos devem ser compreendidos como um caminho de vida. Desta forma, os dez mandamentos se caracterizam normas que focam em vivência da liberdade, esta dos filhos de Deus, indicando condições da vida livre da escravidão do pecado.

Os 10 mandamentos de Deus:

  1. – Amar a Deus sobre todas as coisas.
  2. – Não tomar seu Santo nome em vão.
  3. – Guardar Domingos e festas de guarda.
  4. – Honrar pai e mãe.
  5. – Não matar.
  6. – Não pecar contra a Castidade.
  7. – Não furtar.
  8. – Não levantar falso testemunho.
  9. – Não desejar a mulher do próximo.
  10. – Não cobiçar as coisas alheias.

Os 10 mandamentos da Lei de Deus são úteis para vida das pessoas, já que o pecado deixou a luz da razão obscurecida, e ainda criou desvio de vontade. 




Fontes da Imagem: Bing.

Fontes do texto:

DEZ mandamentos ❤️ Os 10 mandamentos de Deus e por que segui-los? (jovenscatolicos.com.br)

5 Razões para obedecer aos Dez Mandamentos | Seminário JMC (seminariojmc.br)

Perdoar é um caminho seguro de cura para a nossa vida (cancaonova.com)

Saiba como fazer um bom exame de consciência - Comunidade Católica Shalom (comshalom.org)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O tempo de Deus

Sede Zelosos e Diligentes

A Oração e o Perdão