Receita Simples de um Monge para cuidar da Alma
Quem nos oferece um guia simples para manter a alma serena é um monge e bispo de Arles, Caesarius de Arles, nascido em 470.
Este é o coração da sua missão: falar simplesmente do essencial – da serenidade da alma na vida quotidiana. Como se cuida da sua alma? Eis a receita simples de Caesarius de Arles dada num dos seus sermões:
1RETIRAR AS ERVAS DANINHAS E PLANTAR BOAS SEMENTES
“O cuidado da nossa alma, queridos irmãos, é de todos os modos semelhante ao cultivo do solo. Pois tal como nas terras cultivadas, limpamos por um lado e semeamos por outro. Assim, portanto, devemos fazer na nossa alma: desarraigar o que é mau e plantar o que é bom.”
2O CAMPO DE DEUS E O NOSSO
“Há dois tipos de campos: um é o campo de Deus, o outro o campo do homem. Tendes o vosso campo, Deus também tem o seu; o vosso campo é a vossa terra; o campo de Deus é a vossa alma. Será que Deus merece de nós que negligenciemos a nossa alma, que Ele tanto ama? Se se alegra quando vê o seu campo cultivado, por que não chora quando vê a sua alma infecunda? Dos campos do nosso domínio temos de viver alguns dias neste mundo; do cultivo da nossa alma teremos de viver infinitamente no Céu; é portanto ali, ou seja, sobre a nossa alma, que temos de gastar sempre o maior zelo”.
3A ALMA BEM CULTIVADA
“Deus dignou-se confiar-nos a nossa alma como seu domínio, de modo que devemos pôr todo o nosso zelo em cultivá-la bem; trabalhemos portanto com todas as nossas forças com a ajuda de Deus, para que quando Deus quiser entrar no seu campo, isto é, na nossa alma, possa encontrá-la totalmente cultivada, totalmente preparada, totalmente ordenada; para que possa encontrar ali uma colheita e não plantas espinhosas; para que possa encontrar ali vinho e não vinagre; trigo em vez de joio.”
(Sermão 4, 4, trans. M.-J. Delage, Sources chrétiennes 175, Cerf, Paris, 1971, pp. 325-329).
Fonte do Texto:
Uma receita simples para manter a sua alma sempre em paz (aleteia.org)
Fonte da Imagem: Bing.
Comentários