O Sonho de Dom Bosco e nossa Padroeira de Marilândia-ES

O Sonho de Dom Bosco e  nossa Padroeira de Marilândia-ES

O Sonho de Dom Bosco


Foi Dom Bosco que popularizou o título de Nossa Senhora Auxiliadora, com suas obras apostólicas no século XIX. Em um sonho, Dom Bosco viu uma grande embarcação que navegava em um oceano agitado. Aproximando o olhar, D. Bosco percebeu que quem estava no comando da nau, era o Papa, pilotando para que a Barca seguisse o seu rumo. Quando o perigo aumentava, D.Bosco percebeu que de cada lado da nau surgiu uma coluna, as quais impediam o naufrágio. Aproximando o olhar, percebeu que em cima de uma das colunas estava a Hóstia num ostensório dourado, e na sua base estava escrito: “Salus credentium” (Salvação dos que creem); e no alto da outra coluna, estava a imagem de Nossa Senhora. Na base da coluna estavam as palavras: “Auxilium Christianorum” (Auxiliadora dos Cristãos). Em Marilândia, os Salesianos Pe Antônio Marcigáglia, Pe Oswaldo Andrade e Pe Olívio Giordano, foram alguns dos primeiros padres a virem aqui, Os Salesianos foram os responsáveis por colocar como padroeira de Marilândia, Nossa Senhora Auxiliadora.

24/05 – DIA DE NOSSA SENHORA AUXILIADORA – NOSSA PADROEIRA


Os primeiros cristãos na Grécia, Egito, Antioquia, Éfeso, Alexandria e Atenas costumavam chamar a Santíssima Virgem Maria de “Auxiliadora”, em grego é “Boeteia”, e significa “a que traz auxílios vindos do céu”. O primeiro Padre da Igreja que chamou a Virgem Maria de “Auxiliadora” foi São João Crisóstomo no ano 345 em Constantinopla. O santo disse: “Tu, Maria, é o auxilio potentíssimo de Deus”. O Papa Pio V no século XVI também recorreu a Nossa Senhora Auxiliadora para vencer as batalhas. Os povos euro-cristãos reuniram forças para parar o avanço dos turcos, que em 1572 liderou um exército poderoso, a fim de conquistar a Europa. O Papa Pio V pediu aos cristãos para orar e contar com a invocação de Maria Auxiliadora. Os exércitos cristãos reunidos de todas as nações europeias conseguiram derrotar os invasores.

SOBRE A IMAGEM NOSSA SENHORA AUXILIADORA – MARILÂNDIA-ES
De acordo com CAVATERRA, C. o escultor da imagem de Nossa Senhora Auxiliadora buscava pelos detalhes e suas esculturas tem movimentos (característica clássica). A riquíssima roupagem, o trabalho exato, sempre nítido, assinalam as esculturas de Marino del Favero. Nossa Senhora tem pele clara e corada, e com grandes olhos azuis. Está vestida com uma túnica rosa e um manto azul, ambos com bordados dourados, o menino Jesus com cabelos cacheados e grandes olhos azuis iguais da mãe. Tem como diferencial o manto totalmente decorado. O movimento de curvas e contracurvas com tons pastéis e uso comedido do dourado também é uma característica clássica das figuras alongadas, feições europeizantes que sugerem a escultura barroca e clássica da região de Cadore e Vêneto, de onde veio Marino del Favero (escultor da imagem). A imagem foi feita em 1934, e Marino era escultor, entalhador, pintor, policromador, dourador e marceneiro.



O cetro na mão direita de Maria Auxiliadora
O cetro na mão direita de Maria Auxiliadora é símbolo do poder real. Estando na mão direita significa que este "poder de intercessão" da Mãe, está sendo usado em nosso favor, como o foi no dia da batalha de Lepanto. A cruz na extremidade superior do cetro significa que o poder de Maria não provém dela, mas sim da cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo. Confiemos no poder de intercessão nossa Mãe, Rainha e Auxiliadora.
Fontes:

https://cruzterrasanta.com.br/significado-e-simbolismo-de-maria-auxiliadora/16/103/

Alguns dados são de trabalhos que os tenho aqui em mãos. Email para contato caso queira alguns desses dados: andreiazavariz@hotmail.com

Fonte da Imagem: Arquivo pessoal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O tempo de Deus

Sede Zelosos e Diligentes

A Oração e o Perdão